⚠️ Essa funcionalidade está disponível para clientes a partir do plano Diamante ou Premium.
TÓPICOS
- O que é?
- Como funciona?
- Como solicito a minha conta (integração)
- Como criar meus planos de assinaturas?
- Como vender minhas assinaturas?
- Dúvidas frequentes
O que é?
Nos últimos tempos diversos clientes tem apontado pontos de melhoria nos parceiros de cobrança de assinaturas que a BEMP utiliza. Por este motivo, decidimos criar uma nova opção para os nossos clientes.
Esta nova forma de cobrança já está saindo do forno e será a integração oficial da BEMP logo-logo 🎉
Como funciona?
A BEMP irá utilizar inicialmente um produto da Asaas exclusivo para empresas. Isso faz com o que, na prática, por baixo dos panos sempre vai aparecer a Asaas.
Esta integração será entregue em duas etapas:
-
Na primeira etapa (que já está 100% pronta) a venda vai ser feita somente pela BEMP.
- Ou seja, você irá entrar na BEMP, vender a assinatura e o cliente receberá o link para efetuar o pagamento
- Uma vez efetuado o pagamento, a assinatura é criada na BEMP
- Na próxima fase desse projeto (que deve estar pronta em algumas semanas), vai ter uma página de vendas (como é na Cel_Cash), onde o cliente vai entrar e comprar sozinho a sua assinatura.
Como solicito a minha conta?
O processo de criação de conta é bem simples, prático e rápido. Para isto, basta seguir os seguintes passos:
-
Enviar para BEMP os dados básicos das conta
- Email (será o mesmo de acesso a conta)
- Celular
- CNPJ
- Faturamento mensal
-
Após isto, você vai receber no seu e-mail um link para completar seu cadastro na Asaas
- Basta seguir o passo-a-passo que será disponibilizado nesse link para finalizar o seu cadastro
- Não se preocupe, pois é um processo bem simples e totalmente guiado
- Após completar o seu cadastro, você já pode começar a vender suas assinaturas na BEMP.
Como criar meus planos de assinaturas?
O cadastro dos planos de assinatura seguem da mesma forma atual. A única diferença é que agora não é mais necessário configurar nenhum campo de integração (ID de Integração, por exemplo).
Temos um artigo que explica passo-a-passo como criar seus planos de assinatura: Como cadastrar um Plano de Assinatura?
Como vender minhas assinaturas?
O processo de venda de assinaturas (nesta primeira fase da integração) deverá ser feito sempre por dentro da BEMP através da criação de uma nova OS de assinatura.
O fluxo completo de venda segue os passos abaixo:
- Você deverá realizar a venda criando uma nova OS de assinatura
- Você irá informar o cliente, selecionar o plano e clicar no botão "Finalizar OS"
- Você irá selecionar a forma de pagamento que deseja ofertar ao seu cliente (Cartão, PIX ou Boleto) e clicar no botão "Finalizar OS"
- Neste momento o seu cliente receberá um e-mail com o link para finalizar o pagamento.
- Neste link é onde ele irá informar o cartão de crédito no qual, todos os meses, será cobrado o valor da assinatura
- Você também poderá enviar o link manualmente via WhatsApp para o seu cliente
- Uma vez paga a cobrança, a OS é finalizada automática na BEMP e uma assinatura é gerada para o cliente.
Temos um artigo que explica passo-a-passo como vender um plano de assinatura: Como vender minhas assinaturas Asaas
Dúvidas frequentes
-
Posso utilizar a conta que já possuo na Assas?
Não. Como utilizamos um subproduto da Asaas é necessário criar uma nova conta (para que a mesma fique vinculada a este produto)
-
Minhas assinaturas serão migradas automaticamente da Afinz/PagoLivre/GalaxPay/Cel_Cash?
Infelizmente, como é um operador diferente, não há como fazer a migração de dados de cartão. Então, será necessário realizar uma nova venda.
Atualmente, nossos clientes estão fazendo a migração gradual: Ou seja, quando vai vencer a mensalidade eles cancelam a assinatura antiga na BEMP e lançam a nova assinatura (também na BEMP).
-
Existe alguma página de venda onde o meu cliente pode adquirir a assinatura sem que eu precise realizar o processo venda (como existe atualmente na Cel_Cash)?
Nesta primeira fase, ainda não, no entanto, nas próximas fases da integração a ideia é que justamente no futuro poder vender por dentro do App e do agendamento online.
-
Vou ter disponível todas as funcionalidades de backoffice da Asaas? Como dashboard, relatórios, antecipações e etc?
Sim. Como utilizamos um subproduto da Asaas você vai ter acesso ao painel da Asaas com as mesmas funcionalidades que eles entregam para todos os clientes hoje
-
Posso ter duas integrações ativas ao mesmo tempos (enquanto migro minhas assinaturas)?
Sim, é possível seguir com as duas integrações ao mesmo tempo até que você migre todas as assinaturas.
-
Como o meu cliente realiza o cadastro do cartão de crédito para pagamento?
Ao finalizar a OS de venda da assinatura, o seu cliente receberá um e-mail com o link para finalizar o pagamento. Você também tem a opção de enviar manualmente via WhatsApp para o seu cliente diretamente de dentro da OS.
Neste link é onde ele irá informar o cartão de crédito no qual, todos os meses, será cobrado o valor da assinatura.
-
Como faço para visualizar as OS vendidas e que ainda não foram pagas?
Todas as OS que foram vendidas que que ainda não tiveram sua primeira parcela paga, em teoria, ainda não viraram efetivamente uma assinatura. Sendo assim, para encontrar estas OS, acessar a tela de Ordens de Serviço e consultar as OS de Assinatura (origem) em Aberto (status):
Preciso criar assinaturas na Asaas? Colocar número identificador da BEMP de cada assinatura? Não, você precisa criar os planos apenas dentro da BEMP.
Se o meu cliente optar por pagar em cartão de débito a cobrança também será recorrente? Sim, na opção de débito a cobrança também será recorrente.
Todos os valores que eu mudar na BEMP será mudado automaticamente nas próximas cobranças na Asaas? Atualmente, não permitimos mudanças no valor do plano de assinatura dentro da BEMP, porém você poderá fazer isto no painel da Asaas. A BEMP irá sempre respeitar o valor cobrado pela Asaas.
Posso realizar o aumento das assinaturas em massa? Sim, no painel da Asaas, você pode alterar valores de assinatura em lotes.
Existe algum prazo estabelecido pela Asaas para começar a solicitar antecipações? No caso de pagamentos via cartão, não há prazo. Já para boletos, a antecipação pode ser solicitada após 45 dias da primeira liquidação.
O cancelamento do plano e das cobranças deve ser feito diretamente pela BEMP ou é necessário realizar também alguma ação na Asaas? O cancelamento do plano deve ser feito apenas na BEMP.
-
Tenho mais de uma unidade como devo proceder para vender assinaturas? Existem duas formas de vender as assinaturas integradas neste caso: Ter apenas uma conta na Asaas para todas vendas (de todas as unidades/lojas) ou ter 3 contas na Assas, uma para cada unidade/loja
-
Ter apenas uma conta na Asaas para todas vendas (de todas as unidades/lojas).
Neste caso, precisamos de apenas um e-mail (que ainda não tenha conta na Asaas)
E precisamos apenas de um CNPJ para vincular esta conta
-
Ter 3 contas na Assas, uma para cada unidade/loja
Neste caso, precisamos de 3 e-mails diferentes, para criar 3 contas diferentes na Asaas
-
É possível programar o vencimento de uma assinatura para uma data futura? Por exemplo, gerar hoje e deixar o vencimento para o dia 10? Sim, é possível programar diretamente na plataforma do Gateway de pagamento. (especificamente para Asaas)
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.