TÓPICOS
- Como consultar os seus insumos (produtos)?
- Como cadastrar um insumo?
- Como vincular insumos aos serviços?
- O que acontece com os insumos (produtos) vinculados a um serviço?
- Movimentações e Correções de estoque após OS finalizada
Como consultar os seus insumos (produtos)?
Acesse a plataforma e clique no menu Produtos. Será apresentada a listagem de insumos (produtos).
Além do botão de novo cadastro, na tela de listagem há também uma lista de filtros que podem ser utilizados para refinar a sua pesquisa:
- Ativo: Permite filtrar por ativos e não ativos
- Nome: Permite filtrar pelo nome do produto
- Grupo: Permite filtrar por grupo de produtos
- Padrão: Permite filtrar por produto padrão
- Insumo: Permite filtrar por produto cadastrado como insumo
Como cadastrar um insumo?
Ao vincular produtos (insumos) à serviços, é possível informar no cadastro de um produto (existente ou novo) se ele é também um insumo. Para isto, basta marcar a opções "Padrão" e "Insumo" no cadastro de produtos e finalizar o preenchimento dos demais campos:
Como vincular insumos aos serviços?
Ao habilitar o controle de insumos e marcar os produtos como insumo, já é possível vincular os insumos utilizados em cada um dos serviços dentro do cadastro de serviços:
- Produto: Produto que será utilizado no serviço. Você pode informar mais de um produto caso desejar, com isto na execução da OS será possível escolher quais dos produtos você quer utilizar.
- Quantidade: Quantidade a ser utilizada.
O que acontece com os insumos (produtos) vinculados a um serviço?
Toda vez que um serviço que possui insumos for adicionado a uma OS, automaticamente, os insumos (produtos) e as quantidades que compõem este serviço serão automaticamente adicionados na OS. Quando informado mais de uma opção de produto para o mesmo insumo, será possível escolher qual será utilizado.
Quando habilitado o controle de estoque, ao finalizar a OS, os produtos são automaticamente consumidos do estoque atual da unidade.
Movimentações e Correções de estoque após OS finalizada
A plataforma permite, após a finalização de uma OS, visualizar as movimentações dos insumos (produtos) e também corrigir sua quantidade.
Movimentações
De forma detalhada é possível visualizar as movimentações realizadas na OS.
Tipo de Movimento:
- Venda: Quando o produto é lançado antes de finalizar a OS
- Correção (Entrada): Quando o produto é retirado da OS após ela ter sido finalizada, fazendo com que o insumo retorne para o estoque.
- Correção (Saída): Quando o produto é inserido na OS após ela ter sido finalizada, fazendo com que o insumo seja retirado do estoque.
Corrigir estoque
O sistema permite corrigir o estoque, ajustando a quantidade realmente utilizada (ou não), após finalizar a OS.
Por padrão, os insumos e suas quantidades na OS não podem ser alterados por qualquer usuário. Para habilitar a edição destas informações, basta conceder as permissões necessárias no cadastro de perfis de acesso.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.