TÓPICOS
Como consultar o cadastro de contas a receber
Acesse a plataforma e clique no menu Cadastros básicos >> Contas a pagar / receber. Então acesse a aba Contas a receber. Será apresentada a listagem de contas a receber.
Além do botão de novo cadastro, na tela de listagem há também uma lista de filtros que podem ser utilizados para refinar a sua pesquisa:
- Período: Permite filtrar por períodos pré-estabelecidos ou informar o período desejado
- Status: Permite filtrar por uma conta a receber prevista ou já realizada
- Categoria: Permite filtrar por uma categoria de contas a receber já definida (saiba mais em Categorias de contas a receber)
- Cliente: Permite filtrar por cliente (é necessário digitar as três primeiras letras para encontrar o cliente)
- Método de pagamento: Permite filtrar por método de Pagamento (saiba mais em Formas de Pagamento)
- Descrição: Permite filtrar por descrição
Como cadastrar uma conta a receber
Acesse a plataforma e clique no menu Cadastros básicos >> Contas a pagar / receber. Então acesse a aba Contas a receber. Para cadastrar uma nova conta a receber, clique em Novo.
Campos de preenchimento
Para o cadastro de contas a receber, a Descrição, Categoria, Status, Data prevista e Valor previsto são informações obrigatórias, porém, as demais informações podem ser necessárias ou importantes para outras funções ou até mesmo gerar relatórios. Na tela de cadastro, serão apresentados os campos de preenchimento:
- Descrição : Descrição/Nome da conta
- Categoria : Categoria a qual a conta pertence. (previamente cadastrada nas Categoria de contas a receber)
- Cliente : Cliente da conta (é necessário digitar as três primeiras letras para encontrar o fornecedor)
- Método de pagamento : Meio de pagamento (saiba mais em Formas de Pagamento)
- Observação : Permite inserir qualquer informação a mais que deseja armazenar
- Status: Status desta conta
- Previsto : A conta possui uma previsão de pagamento, mas ainda não foi quitada (só uma intenção)
- Realizado : A conta já foi efetivada (passa a aparecer no DRE Gerencial e no Extrato)
- Data prevista : Data de previsão de pagamento
- Valor previsto : Valor previsto de pagamento
- Data realizada : Data efetiva do pagamento
- Valor realizado : Valor efetivo do pagamento
- Detalhes:
- Anexo: Permite anexar um arquivo da conta a receber
- Data criação : Data da criação da conta
- Usuário criação : Usuário que criou a conta
Ações em lote
Na tela de listagem é possível selecionar os registros desejados (através das caixas de seleção que se encontram à esquerda na listagem) e realizar as seguintes operações:
- Marcar como realizado
- Atualiza todas as contas com o status realizado
- Antes de confirmar é possível escolher se deseja utilizar as mesmas informações de previsão ou atualizar com alguma informação especifica
-
- Marcar como previsto
- Atualiza todas as contas com o status previsto (deixando em branco a data realizada e valor realizado)
- Cancelar
-
- Cancela/apaga todas as contas selecionadas
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