⚠️ Essa funcionalidade está disponível para clientes a partir do plano Diamante ou Premium
TÓPICOS
- Como cadastrar forma de pagamento para assinatura manual
- Como vender um plano de assinatura manual
- Identificando o Plano de Assinatura dentro da OS
- Como dar baixa de pagamento em assinaturas manuais
⚠️Atenção! Ao optar por assinaturas manuais, você será responsável por cobrar as mensalidades de seus clientes e registrar manualmente no sistema os pagamentos recebidos, garantindo o controle correto das assinaturas.
Como cadastrar forma de pagamento para assinatura manual
Se você optou em trabalhar com assinaturas manuais, antes de começar a vender e registrar os pagamentos, é essencial criar uma nova forma de pagamento específica para esse modelo. Isso garantirá um controle adequado das suas assinaturas e facilitará a gestão financeira.
Para isso, acesse a plataforma e clique no menu Cadastros básicos >> Formas de pagamento. Para cadastrar uma nova forma de pagamento, clique em Novo.
Campos de preenchimento
Para o cadastro de forma de pagamento, Nome e Tipo são informações obrigatórias, porém, as demais informações podem ser necessárias ou importantes para outras funções ou até mesmo gerar relatórios. Na tela de cadastro, serão apresentados os campos de preenchimento e após salve.
- Nome: Nome da forma de pagamento, você deverá inserir (Assinatura Manual)
- Tipo: Selecione Manual
- Modo de Operação: Selecione Manual
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Como vender um plano de assinatura manual
Há um ícone de uma bandeira no canto superior direito da tela do sistema BEMP, do qual apresenta a opção Nova venda de assinatura (esta opção só aparece quando houver um Plano de Assinatura já cadastrado).
Agora é hora de preencher todas as informações necessárias para a venda do Plano de Assinatura para seu cliente.
Campos de preenchimento
Para cadastrar uma OS de venda do Plano de Assinatura, o Nome e o Plano de Assinatura são informações obrigatórias. Na tela serão apresentados os campos de preenchimento:
- Cliente : Nome do Cliente (Um plano de assinatura só pode ser vendido para clientes verificados (clientes com documento cadastrado))
- Plano de assinatura : Nome do Plano de Assinatura
- Valor da mensalidade: Valor configurado no plano
- Valor da taxa de Adesão : Valor configurado no plano
- Total : Valor total da Assinatura (mensalidade + Adesão)
- Total : Valor total da OS
- Observação : Permite que você faça observações relevantes à OS
- Comanda : Permite criar um número de referência da OS ao estabelecimento
Ao finalizar a OS, abrirá uma nova tela para informar a Forma de pagamento da Mensalidade, que você já criou anteriormente.
Selecione a forma de pagamento "Assinatura Manual" e clique em "Finalizar a OS".
Pronto a assinatura foi vendida com sucesso e estará disponível para consulta na carteira do cliente dentro do seu cadastro.
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Identificando o Plano de Assinatura dentro da OS
Se o cliente comprou um Plano de Assinatura, o sistema irá informar automaticamente na OS que este cliente tem um "*Pagamento com crédito de assinatura disponível" selecione como pagamento Assinatura e só Finalizar a OS.
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Como dar baixa de pagamento em assinaturas manuais
Para dar "baixa no pagamento" da mensalidade do plano de assinatura manual, você deverá acessar o cadastro do cliente, localize o menu lateral > clientes > pesquise o cliente, de acordo com os filtros que desejar > no cadastro do cliente, clique na aba carteira > selecione o plano para informar o pagamento.
Ao clicar na assinatura, você será direcionado para a tela de detalhamento da assinatura. Nesta tela você poderá consultar informações tais como:
- Benefícios: Os serviços que o cliente pode executar referente ao plano de assinatura, quantidade e dias disponíveis para o uso.
- Descontos: Se ao vender esse plano foi aplicado algum desconto
- Extrato: Informa as datas de transações e acúmulos e resgates dos benefícios
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Histórico de pagamento: Com alguns detalhamentos a seguir:
- Data prevista: Data prevista para o pagamento da mensalidade
- Data de pagamento: Data em que foi registrado o pagamento da mensalidade
- Descrição: Determina qual mensalidade está sendo paga (ex: 1,2,3..)
- Forma de pagamento: Informa o tipo de pagamento que neste caso é assinatura manual
- Valor: Valor da mensalidade do plano
- Status: Determina o status da assinatura (ex: aguardando pagamento, pagamento confirmado, atrasado etc..)
Além dos ícones que fazem parte do histórico de pagamentos
Lixeira: Você pode excluir o pagamento da mensalidade, se necessário
Cifrão ($): Botão onde você realiza a aprovação do pagamento "dar baixa", na mensalidade da assinatura
Você pode também, alterar a data de vencimento das mensalidades ou inativar o plano de assinatura, se for necessário, conforme imagem acima.
Ficou com dúvida? Entre em contato com o nosso time de suporte! Veja como é fácil! Fique atento ao retorno do seu chamado no seu e-mail.
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